Dezenove alunos, de 7 a 19 anos, da Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira conheceram Brasília no dia 2 de junho. A viagem fez parte do projeto "Brasil, Meu Coração Bate Forte por Você", desenvolvido pela escola para a inclusão de pessoas com deficiência em temas como patriotismo, civismo e cidadania.
As passagens foram entregues no dia 26 de maio aos alunos Leonardo Castilho e Matheus Lima dos Santos pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa.
"Toda iniciativa de inclusão de crianças e adultos especiais é sempre acolhida com carinho e atenção pela FAS", disse Fernanda Richa. "O projeto é fantástico, porque ensina de maneira lúdica e pedagógica a valorização e o respeito à pátria", acrescentou.
Em Brasília os alunos participaram de um citytour que começou pela ponte JK, com uma parada no Clube Naval para um almoço. Na sequência as crianças visitaram a Câmara dos Deputados e o Senado onde tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente o Deputado Federal Gustavo Fruet e os Senadores Flávio Arns, Álvaro Dias, Osmar Dias e Pedro Simon, que homenageou os visitantes durante sessão no Plenário. Dentro do cronograma as crianças ainda visitaram a Catedral, o Museu de Brasília e a Torre da TV, ponto turístico que oferece uma visão privilegiada da cidade.
Entre os alunos que viajaram estavam duas repórteres do Jornal Extra! Extra! da escola, Kelen Prcebeniak, 17 anos, e Mariana Gabriela Martins da Silva, 19 anos, que registraram o passeio e prepararam uma matéria que irá ao ar nesta segunda-feira (7), neste portal, no ícone Jornal Eletrônico Extra! Extra!
A Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira atende 336 alunos com deficiência entre 0 e 30 anos. Oferece atividades educativas, profissionais, serviços de assistência social, fisioterapia e psicologia. Busca oferecer condições favoráveis para o desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência, promovendo a auto-realização, auto-aprendizagem, a integração social e autonomia. A escola também possui uma ala inteira dedicada a oficinas de aprendizagem profissional, para que os alunos na faixa dos 14 a 30 anos sejam preparados para o mercado de trabalho.
Jornalistas da E.M Papa João XXIII visitam Gazeta do Povo e recheam seu jornal de notícias!